ESTUDO DE PGM
- Maria Jose Ouriques Chenk
- 2 de dez. de 2025
- 4 min de leitura
Olhem para o Senhor e para a Sua força; busquem sempre a Sua face. 1 Crônicas 16:11
TEMA: Características bíblicas de um homem. Marido e Pai
TEXTO: 1 Tessalonicenses 2.11 " E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.”
TEMPO DA PALAVRA
Nossos grupos de PGMs são bastante diversificados. Temos pessoas mais maduras, outras mais novas, casados, separados e solteiros, enfim…. Seria possível fazer estudos por temas, mas queremos ter uma proposta diferente para os próximos estudos. O tema família é muito importante para nós como igreja e com certeza vemos isso na bíblia também!
A família é considerada a unidade básica da sociedade, e Deus estabeleceu a família como uma instituição divina para promover o amor, a comunhão e o crescimento mútuo entre seus membros. A família é o reflexo da relação entre Deus e a Humanidade e é normalmente descrita dentro de uma linguagem que representa uma família com Deus como Pai e os seres humanos como Seus filhos e é uma importante metáfora para a relação entre Deus e a humanidade.
Por isso “todos” deveriamos ter uma imagem clara de quais são as características Bíblicas de um Homem: Como Marido e Pai. Independente da sua condição social, sempre devemos usar os óculos de Deus para ensinar, aconselhar e seguir esses princípios nos nossos casamentos. Creio firmemente que se olhássemos os princípios bíblicos de como deve ser um homem, uma mulher ou como agirmos ao criar os filhos não teríamos tantos problemas nas famílias cristãs.
Hoje vamos falar sobre esse homem, pai, marido. Temos muito para conversar sobre isso pois a Bíblia nos oferece uma rica fonte de sabedoria e orientação para os homens que desejam viver de acordo com os princípios divinos. Vamos destacar apenas alguns textos bíblicos relevantes e algumas aplicações práticas para nossos dias.
Características de um Marido Bíblico
1. Amor Sacrificial: "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela" (Efésios 5.25).
- Aplicação: Um marido bíblico deve amar sua esposa de maneira sacrificial, colocando as necessidades dela acima das suas próprias. Isso inclui demonstrar afeto, respeito e apoio emocional.
2. Liderança: "O marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja" (Efésios 5.23).
- Aplicação: Conduzir sua família com sabedoria e humildade, buscando a orientação de Deus e respeitando a autoridade divina.
3. Fidelidade: "O coração do seu marido está nela tão confiante que despojo não lhe faltará" (Provérbios 31.11).
- Aplicação: Um marido bíblico deve ser fiel à sua esposa, demonstrando lealdade e compromisso em sua relação.
4. Respeito e Honra: "Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra" (1 Pedro 3.7).
- Aplicação: Um marido bíblico deve tratar sua esposa com respeito e honra, reconhecendo seu valor e dignidade.
5. Paciência e Compreensão: "Maridos, ame cada um a sua mulher e não a trate com amargura" (Colossenses 3.19).
- Aplicação: Um marido bíblico deve ser paciente e compreensivo com sua esposa, evitando palavras e ações que possam machucar ou ofender.
Características de um Pai Bíblico
1. Liderança Espiritual: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6.4).
- Aplicação: Um pai bíblico deve liderar sua família espiritualmente, ensinando os princípios bíblicos e modelando um comportamento cristão.
2. Provisão e Proteção: "E se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente" (1 Timóteo 5.8).
- Aplicação: Um pai bíblico deve prover para as necessidades de sua família e protegê-la de qualquer dano ou perigo.
3. Disciplina e Orientação: "A vara e a repreensão dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe" (Provérbios 29.15).
- Aplicação: Um pai bíblico deve disciplinar e orientar seus filhos com amor e sabedoria, ensinando-lhes a viver de acordo com os princípios bíblicos.
4. Amor e Afeto: "E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6.4).
- Aplicação: Um pai bíblico deve demonstrar amor e afeto por seus filhos, criando um ambiente de segurança e apoio.
- Modelar um Comportamento Cristão: Não estamos falando em perfeição, mas vivemos em uma sociedade que prioriza o individualismo e o egoísmo, os homens podem modelar sua vida por um comportamento cristão que destaca a importância do amor, humildade e serviço.
- Ser uma Fonte de Estabilidade: No meio de uma geração marcada pela incerteza e pela mudança, os homens bíblicos podem ser uma fonte de estabilidade e segurança para suas famílias, buscando a orientação de Deus e aplicando os princípios bíblicos em suas vidas.
- Demonstrar Amor e Respeito: Somos bombardeados por noticias que tratam de competição e a agressividade, os homens bíblicos podem demonstrar amor e respeito por suas esposas e filhos, criando um ambiente de apoio e segurança.
Conclusão
Nos dias de hoje enfrentamos um grande desafio e os homens que desejam viver de acordo com os princípios bíblicos enfrentam desafios únicos. Mas as escrituras continuam a ser nosso guia sobre um homem, marido e pai que deseja viver de acordo com os princípios divinos, aplicar essas características em suas vidas, e ter impacto positivo em suas famílias e comunidades, refletindo o amor e a graça de Deus em um mundo que precisa de Jesus.
Amém!
Tempo de Orar
Orar pelos nossos Relacionamentos Discipuladores e pela multiplicação dos nossos PGMs
Orar pela liderança, irmãos da igreja, visitantes e conhecidos
Orar pelo Retiro da Família
Orar pelos nossos pastores e suas famílias.
Comentários